Confederação de Umbanda e Candomblé Luzes dos Orixás Zaze Loiá Ará

Voltar à página inicial

 

Ukulakele Nkisse

(Iniciação de Muzenza / Feitura de Santo)

 

Para os adeptos dos cultos de matrizes Africana (em especial nós de tradição Angola/Congo) acreditamos piamente que todo ser humano está sob a influência de um Genitor Divino que chamamos de Nkisse. Esses Nkisses são Seres Espirituais Divinizados que regem e regulam todos os ciclos e ritmos da natureza, genericamente Eles são as energias da natureza.

Dentro dos inúmeros rituais do Candomblé Angola, consideramos a iniciação de Muzenza (neófito/aprendiz/aspirante) como talvez um dos mais importantes dentro do contexto de nossa religião.

É na iniciação que se promove a inserção da energia do Nkisse no mutuê (cabeça) do indivíduo, onde essa energia do Nkisse passar a residir no muzenza. A partir desse momento o muzenza nasce para o mundo dos Nkisses e uma nova vida começa a surgir. O neófito começa a enxergar e compreender o mundo de forma diferente, através de uma cultura de paz, amor e respeito, amplifica suas modalidades mediúnicas, aplica todo conhecimento adquirido para beneficiar positivamente sua vida e das pessoas que precisam de ajuda, sem contar o infinito espectro de conceitos, fundamentos e cultura que o muzenza irá aprender até a sua ordenação Sacerdotal, assegurando assim a continuidade da religião.

Superficialmente descrito esse é o objetivo da iniciação de muzenza. Obviamente seria impossível descrever em poucas palavras todo o contexto da iniciação de muzenza, mas esperamos que o  leitor ao menos tenha uma pequena noção sobre o objetivo.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a iniciação no Candomblé Angola, nos procure que daremos todas as orientações necessárias.

 

 

“O Candomblé não faz proselitismo, e só quem tem Santo é que entende...”